China expande plataforma de financiamento baseada em blockchain

Programa já abrange 19 províncias do país

O estímulo ao uso da tecnologia blockchain segue firme na China. De acordo com a agência de notícias GlobalTimes, a Administração Estatal de Câmbio Estrangeiro (Safe, na sigla em inglês) ampliou o programa-piloto para sua plataforma de financiamento entre fronteiras, baseada em blockchain.

Lançado em março, o programa começou oferecendo a plataforma de financiamento em nove das 23 províncias chinesas. Segundo informações da GlobalTimes, até o fim de outubro a ferramenta havia processado 6.370 transações e emitido US$ 6,8 bilhões em empréstimos a uma clientela de mais de 1.262 empresas. Desse total, a maioria é de pequeno e médio porte.

  • Veja também: Governo chinês quer estimular adoção de blockchain

Entre os benefícios da iniciativa, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da ZhongChao Blockchain, está a redução do tempo de processamento de até dois dias para 15 minutos. Além disso, a plataforma de financiamento elimina a fraude e economiza muita papelada.

O analista de blockchain Cao Yin disse para a GlobalTimes que os processos financeiros tradicionais deixam muito espaço para fraudes financeiras, uma vez que exigem muito trabalho humano para fazer verificação de dados e autorizar as informações.

“Como o sistema blockchain promete uma faixa descentralizada e criptografada de cada fluxo de capital, deixa potencialmente pouco ou nenhum espaço para mediação humana”, afirmou Cao Yin.

Recentemente, a agência de notícias oficial chinesa Xinhua publicou um editorial sobre o Bitcoin, chamando-o de “ponto de ruptura”. E o presidente Xi Jinping proclamou no mês passado as virtudes do blockchain, dizendo que a construção dele desenvolverá valor econômico e social.

  • Veja também: Giro Cripto #07 – Alta de 42% no Bitcoin, China investindo pesado em blockchain e líder da Unick preso

Para Matthew Graham, CEO da Sino Global Capital, com sede em Pequim, a mudança de tom é uma tentativa de “moldar a narrativa em torno dessa tecnologia estratégica e poderosa”.

* Imagem de tookapic por Pixabay
Fonte: Decrypt

The post China expande plataforma de financiamento baseada em blockchain appeared first on Webitcoin.

Please follow and like us:
error

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *