O que é o Indicador RSI?

O que é o Indicador RSI?

O que é o Indicador RSI?

Essencialmente, Análise Técnica (TA) envolve a previsão de tendências futuras do mercado, examinando as movimentações anteriores. Desde o mercado tradicional até o de criptomoedas, a maioria dos traders (negociadores) confiam em indicadores especiais e ferramentas para analisar informações passadas como uma forma de identificar padrões de mercado, e talvez prever os próximos movimentos de preço.

O Relative Strength Index (RSI) é um indicador de análise técnica desenvolvido no final dos anos 70 como uma ferramenta que os traders da bolsa de valores usavam para examinar o comportamento de uma ação ao longo de período específico. Ele é, basicamente, um analista de impulso que mede a magnitude das movimentações de preço além da velocidade desses movimentos. O RSI pode ser uma ferramenta muito útil dependendo do tipo de negociação que se realiza e é amplamente utilizado por muitos traders e analistas técnicos.

Em 1978, um engenheiro mecânico chamado J. Welles Wilder concentrou seu treinamento analítico no aspecto técnico das negociações. Começou sua carreira no ramo imobiliário. Depois que seus sócios compraram todas as suas propriedades em 1972, pegou o lucro de R$100.000,00 e logo em seguida começou a operar na bolsa. Durante esses anos, começou a procurar ferramentas confiáveis para identificar padrões lucrativos. Também em 1928, Wilder compilou sua pesquisa e experiência em fórmulas matemáticas e indicadores que as pessoas pudessem usar nas negociações. O RSI foi um desses indicadores criados por ele.

Como o indicador RSI funciona?

Por padrão, o RSI mede as alterações de preço de um ativo em 14 períodos (14 dias para gráficos diários, 14 horas para gráficos de hora e assim por diante). A fórmula consiste na divisão do ganho médio que o preço teve durante esse tempo pela perda média que sofreu e, em seguida, organiza o cálculo em uma escala de 0 a 100.

Como mencionado, o RSI é um indicador de impulso, que é um tipo de ferramenta técnica para negociação, medindo a frequência com que o preço está mudando. Quando o impulso está aumentando, isso indica que a ação está sendo ativamente comprada no mercado. Se o impulso diminui, é um sinal que os interesse dos traders em determinada ação está caindo.

O RSI também funciona como um indicador de oscilação que torna mais fácil a tarefa dos traders de identificar condições mercadológicas de sobrecompra ou sobrevenda. Ele avalia o preço de um ativo numa escala de 0 a 100, considerando 14 períodos. Enquanto a pontuação RSI de 30 ou menos quer dizer que o ativo está provavelmente próximo de sua base (sobrevenda), uma medida acima de 70 pontos sugere que o preço do ativo está próximo do seu topo (sobrecompra) para aquele período e provavelmente vai cair.

Embora o indicador tenha como padrão as configurações para 14 períodos, traders podem fazer modificações para aumentar a sensibilidade (menos períodos) ou diminuir a sensibilidade (mais períodos). Entretanto, um RSI de 7 dias é mais sensível a movimentações de preço do que um que considera 21 dias. E mais, algumas estratégias de negociação podem ajustar o indicador para considerar 20 e 80 como níveis de sobrecompra e sobrevenda (ao contrário de 30 e 70) sendo menos provável que ele indique sinais falsos.

Divergências do RSI

Além das pontuações de 30 e 70 do RSI – que podem sugerir potencialmente condições de mercado de sobrevenda e sobrecompra – traders também usam o RSI para tentar prever mudanças de padrão ou para identificar níveis de suporte e resistência através dos padrões de divergência Bullish (alta) e Bearish (baixa).

A divergência de alta é uma condição onde o preço de um ativo se movimenta e o RSI se direciona no sentido contrário. Então, a pontuação do RSI cresce e cria uma baixa mais alta enquanto o preço cai, criando mínimas mais baixas. Isso é chamado de divergência de alta e indica que o impulso está ficando mais forte, apesar da tendência de baixa do preço.

Em contraste, divergências de baixa podem indicar que apesar da alta no preço, o mercado está perdendo impulso. Portanto a pontuação do RSI cai e cria máximas mais baixas enquanto o preço do ativo aumenta e cria máximas mais altas.

Tenha em mente, entretanto, que as divergências do RSI não são tão confiáveis durante tendências de mercado muito fortes. Isso significa que uma forte tendência de queda pode representar divergências de alta antes do fundo ser finalmente atingido. Por conta disso, as divergências de RSI são mais adequadas para mercado menos voláteis (com movimentos laterais ou tendências sutis).

Como usar o RSI?

Existem vários fatores importantes a se considerar quando estiver usando o indicador RSI, como as configurações, a pontuação (30 e 70), e as divergências de alta/baixa. Entretanto, é necessário ter em mente que nenhum indicador técnico é 100% eficiente – especialmente se for usado sozinho. Portanto, os traders devem considerar o uso do RSI juntamente com outros indicadores para evitar sinais falsos.