O que é Ripple (XRP) – Guia completo para iniciantes

O QUE É O PROTOCOLO DE PAGAMENTO RIPPLE?

A Ripple foi lançada em 2012, com o objetivo de viabilizar as transações financeiras mundiais para que sejam seguras, instantâneas e quase gratuitas independente do valor da transação.

Este protocolo suporta qualquer criptomoeda, commodity ou outras unidades que representam valores, por exemplo milhas aéreas ou minutos do seu celular.

Este protocolo Ripple está sendo cada vez mais adotado pelas empresas como uma infraestrutura de liquidação, exemplo disso é a UniCredit, Santander, American Banker e UBS. Dentro das vantagens listadas como motivação por adotar o protocolo Ripple, as empresas alegam que os livros-razão distribuídos da rede permitem vantagens sobre a criptomoeda Bitcoin, como preço e segurança.

XRP: a moeda digital da Ripple

A rede Ripple possui sua própria moeda, que você pode encontrar no mercado como XRP. A XRP pode ser divida em até 6 casas decimais, sendo a menor delas, chamada de “drop”, que significa “gota”, do inglês para o português. Fazendo as contas, 1 milhão de “drops” resulta em uma moeda XRP.

Com a intenção de tornar a moeda escassa com a diminuição dos recursos disponíveis, atualmente não existem permissões para criar novas moedas XRP além das 100 bilhões que foram produzidas no lançamento da Ripple.

A distribuição das moedas Ripple

Destes 100 bilhões de moedas que foram distribuídas, 20% foram separados para os desenvolvedores da rede Ripple, que também são os fundadores da Ripple Labs. Os outros 80%, ou seja, 80 bilhões de XRP, ficaram para a Ripple Labs, como financiamento de suas atividades.

E os 80% que ficaram para a Ripple Labs, também foram divididos. Um pouco foi para instituições de caridade, através da iniciativa do Computing for Good.

Quase 1% foi uma oferta da World Community Grid. O restante, está sob posse da Ripple Labs para pagar seu funcionamento.

Tudo isso é uma forma de comprometimento com as estratégias de distribuição da moeda, que visa estabilizar a taxa de câmbio e fortalecer a XRP contra outras moedas.

XRP como “ponte”

A XRP também pode ser usada como uma moeda alternativa de troca.

Quê? É isso mesmo!

Imagina que você tem uma criptomoeda rara e quer fazer o câmbio com outra moeda que seja meio escassa. Pode acontecer que na hora que você for fazer a troca de uma pela outra, não haja disponibilidade de moedas o suficiente no mercado – e então, o que você faz? De duas uma:

  • Você aguarda a disponibilidade do câmbio desejado por horas ou dias;
  • Você usa a XRP como “ponte” entre essas duas moedas digitais que você deseja fazer negócio.

O preço da XRP flutua bastante e em várias unidades, como dólares, ienes, reais, bitcoins, euros, etc.

Taxas da rede Ripple

Como uma medida de proteção, cada usuário da rede Ripple deve ter, obrigatoriamente, pelo menos 20 XRP na carteira e pagar 0,00001 XRP por negociação. Esse valor de transação pode mudar se o usuário propõe negócios numa taxa muito alta. Essa taxa não vai para lugar algum: o XRP simplesmente para de existir, ele é destruído.

Mas por que esses valores e taxas são uma medida de proteção?

Vamos supor que a moeda e a rede Ripple sejam completamente gratuitas e acessíveis. Seria demasiadamente fácil um ataque virtual à rede, pois os inimigos poderiam emitir um monte de contas e transações falsas para sobrecarregar a rede. Isso seria péssimo para controlar e verificar o livro-razão da rede, causando lentidão nas transações que devem ser instantâneas.

Como minerar moedas XRP?

Não tem como minerar XRP. O design da moeda foi feito para que o custo com eletricidade e recursos requeridos para a mineração fossem dispensados. Todas as moedas Ripple que poderiam existir já foram geradas: 100 bilhões delas.

A distribuição dessas moedas são gerenciadas pela própria rede Ripple, seguindo uma estratégia de negócio e incentivos a provedores de liquidez.

Vale a pena investir em XRP, a moeda da rede Ripple?

É possível que ao longo do tempo, cada vez mais bancos e outras instituições financeiras adotem o protocolo de pagamento Ripple. Isso porque a rede é mundial e permite pagamentos de qualquer parte do mundo em tempo real e a baixo custo.

O valor da moeda XRP tem aumentadoe se a rede Ripple tiver sucesso com os bancos e investidores, com certeza seu valor é ficar ainda maior.

De acordo com o CoinMarketCap, a moeda teve um aumento de valor em 2017 e hoje, vale cerca de R$ 0,67.

Embora ainda seja “novidade” e as instituições e investidores ainda estejam estudando o protocolo e as formas de utilizá-lo da melhor forma, há a chance da Ripple virar uma moeda de reserva mundial, ainda mais por sua capacidade de ser uma moeda de “ponte”, conforme explicado anteriormente.

Positivos e negativos da moeda XRP da rede Ripple

Prós

Pagamentos mais baratos, pois como os XRP não são de ninguém, o custo das transações diminui por não haver a necessidade de “lucro”;

Por ser um protocolo de pagamento compartilhado mundialmente, não precisa se adequar a nenhum padrão de instituição financeira, tornando a forma mais eficaz de realizar transações;

É capaz de globalizar o sistema financeiro, pois dá a chance de qualquer pessoa que tenha acesso à Internet, de fazer uma transação, mesmo sem ter uma conta no banco;

A Ripple é um ótimo conversor de moedas, funcionando até mesmo como moeda de “ponte” entre duas outras criptomoedas quando não estão disponíveis;

Pagamentos mais rápidos que nos bancos: todas as transações são automáticas e instantâneas, tornando o processo de pagamento muito mais rápido que o convencional.

 Contras 

Ainda não é uma moeda que traz grandes retornos de investimento;

O foco da rede Ripple é mais o protocolo de pagamento do que a própria moeda XRP;

Moeda ainda está em aceitação no mercado.