Presente em 72 países, a IBM Blockchain está revolucionando pagamentos e negócios pelo mundo!

No mês passado, a IBM lançou um serviço de transações entre países baseado em Blockchain, ou seja, os países poderão fazer pagamentos entre si de forma mais segura e rápida usando a tecnologia. É sobre isso que falarei para vocês hoje, só que para maior entendimento do assunto, eu recomendo a leitura dos artigos abaixo:
O que são contratos inteligentes?

O que é a tecnologia Blockchain?

Você deve saber que os softwares da IBM estão por trás dos principais bancos brasileiros e internacionais e agora a empresa lançou também a versão deste serviço baseado na Blockchain. Este serviço consiste na otimização de pagamentos ao redor do mundo. O fato é que hoje, gastamos muito dinheiro e tempo (que também é dinheiro) com burocracia e uma transação bancária, dependendo da quantidade, pode demorar dias para ser efetuada, sem contar todas as taxas e “papelada” por trás dessa transferência. Isso tudo sem mencionar os mediadores existentes desde quem está pagando até quem está recebendo.
Se você leu o artigo “O que é Blockchain”, sabe que a tecnologia pode ajudar na agilidade, rastreio e transparência de qualquer transação, de qualquer quantia. É por isso que hoje, o “IBM Blockchain World Wire” está sendo usado 72 países, com 47 moedas e 44 terminais bancários, negociando 1081 pares diferentes de moedas.

Como o IBM Blockchain World Wire funciona?
1) Usando a tecnologia blockchain e o protocolo Stellar, o IBM Blockchain World Wire possibilita que as instituições financeiras limpem e liquidem pagamentos transnacionais em segundos. Você se lembra da Stellar? Leia aqui sobre essa tecnologia: Stellar e Lumens XLM, o que é isso? Descubra mais sobre esta plataforma!
2) Duas instituições financeiras que operam em conjunto concordam em usar uma moeda estável, moeda digital do banco central ou outro ativo digital como ativo-ponte entre duas moedas fiduciárias. O ativo digital facilita o comércio e fornece instruções importantes para a liquidação;
3) As instituições usam seus sistemas de pagamento existentes, conectados diretamente às APIs da World Wire, para converter a primeira moeda fiduciária em ativo digital;
4) A World Wire então converte simultaneamente o ativo digital na segunda moeda fiduciária, completando a transação. Todos os detalhes da transação são registrados em um blockchain imutável para compensação.
“Quê? Não entendi nada, Pedro! Mê dá um exemplo aí!”
Vamos supor que uma empresa queira fazer seus pagamentos a outra, transferindo dinheiro do Brasil para a Itália. Não preciso mencionar toda a burocracia, mediadores e tempo de novo, certo? Mas veja que as moedas são diferentes, então o Brasil faz o pagamento em Reais, mas antes de chegar na Europa, o Real se transforma em alguma moeda digital (escolhida em um acordo entre as instituições) e essa moeda digital se converte no Euro, chegando até a Itália na moeda local.

Quais são os benefícios da IBM Blockchain?
Processamento de pagamento mais rápido, pois a compensação e liquidação são simultâneas. Também há a redução do tempo de resolução de litígios e reconciliação e elimina várias transações de processamento entre todas as partes envolvidas;O custo fica mais baixo, afinal, os custos de compensação se tornam menores, há a redução de tempo e custo para conectar novos mercados ao fluxo de capital e os próprios requisitos de capital são mais baixos para fazer as transações entre países;Mais eficiência: com o IBM Blockchain, é preciso pagar apenas uma taxa de troca entre todas as criptomoedas e do início ao fim há a transparência que apenas esta tecnologia pode trazer;Suporta pagamentos de qualquer tamanho, de qualquer lugar do mundo;Segurança elevada;A tecnologia pode ser integrada com qualquer sistema já em uso pelas instituições e empresas.

Com o surgimento da Blockchain e consequentemente do Bitcoin, muitas pessoas passaram a acreditar que no futuro, os bancos não seriam mais necessários para fazer transferência de dinheiro de forma global. No entanto, os bancos discordam e até que as criptomoedas sejam regulamentadas e todos os sistemas no mundo estejam adequados a elas, sim, ainda precisamos dos bancos. Então a IBM está trabalhando junto com os bancos parceiros, estudando a viabilização de usar moedas digitais como complemento do dinheiro físico que temo hoje. Então a ideia é que cada banco central crie sua própria criptomoeda como uma “stable coin”, ou seja, uma moeda virtual mais estável. Todo esse estudo está em um relatório da IBM e do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras, que você pode acessar aqui (em inglês).

Como a IBM Blockchain atua nos negócios?
A IBM não fez um produto pronto para venda, ele deve ser construído junto com o parceiro. Então a empresa procura a IBM para o primeiro passo: que é entender qual é o foco do negócio e quais são as inovações e nível de segurança que o software pode trazer.
Depois, algumas soluções são apresentadas usando a Blockchain de forma que a transição seja quase imperceptível, evitando impacto na rotina dos colaboradores e clientes do parceiro. Para isso, a IBM Blockchain é desenhada para se comunicar com os sistemas de pagamentos já existentes no parceiro hoje.
O terceiro passo é o desenvolvimento da solução acordada pela IBM e o parceiro e por fim, a plataforma é implementada. A IBM Blockchain é um sistema vivo, que pode sempre ser atualizado e modificado de acordo com as exigências do cliente e do mercado.

“Pedro, mas será que isso dá certo mesmo?”
Vamos para alguns números: a IBM é responsável por mais de 60% dos sistemas de transações do mundo;97% dos bancos mais notáveis do mundo são clientes da IBM;90% das transações em cartão de crédito são processadas pelos mainframes da IBM;Atualmente, a IBM já implantou cerca de 500 soluções em Blockchain, mudando o jeito como os negócios são feitos em seus clientes;No Brasil, o Bradesco já está no meio desta mudança!
O que você achou desta notícia? Acredita que estamos indo para a evolução e implementação da Blockchain no nosso cotidiano? Então nos envie sua opinião lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre conversando sobre qualquer assunto envolvidos com a tecnologia Blockchain e criptomoedas. Se você ainda não faz parte do grupo, junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! 😉

Please follow and like us:
error

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *