Você sabe o que é Bitcoin Halvening? O que isso tem a ver com a alta do Bitcoin?

[Atualizado em 18/06/2019] – escrevi este post quando ainda faltavam 121.943 blocos até o The Halvening (hoje, faltam 48.806), na época, o evento estava em 42% e hoje, o processo encontra-se em 76,75%. Então como estamos próximos do evento, me senti na obrigação de atualizar este post para vocês!
Não é preciso ser um expert em criptomoedas para perceber que o Bitcoin está numa alta significativa. Eu já havia comentado com vocês lá no nosso fórum, sobre uma alta nesta moeda e ela está acontecendo! Agora, todos me perguntam o porquê. Eu já dei essa resposta (clique aqui para ler)mencionando os principais motivos da alta do Ouro Digital e um desses motivos foi o Bitcoin Halvening. Mas antes de tudo, pra você entender este artigo você tem que saber primeiro:
O que é Blockchain;
O que é Mineração.
Afinal, o Halvening tem tudo a ver com estes dois assuntos! “Tá bom, Pedro! Mas o que é esse tão grandioso dia? Conta logo!”

O Halvening pode ser visto escrito por aí como:
“Bitcoin Halving”;“Reward Halving”;“The halvening”;“The Halving”“Bitcoin mining reward Halving”.
Mas é tudo a mesma coisa e tem a ver com as recompensas que os mineradores ganham quando validam transações. Mas PERAI! Não é só porque você não é um minerador, que este artigo não te interessa! Pelo contrário: se você faz transações com Bitcoins, este artigo te importa muito!
O que é a Blockchain?
A Blockchain é a tecnologia que está por trás do Bitcoin. Cada criptomoeda possui uma blockchain. Se você não sabe o que é, leia o artigo recomendado: “O que é Blockchain?”, pois lá está tudo bem explicadinho. Veja a imagem abaixo: a blockchain é basicamente isso, uma cadeia de blocos, como se fosse um trem. O que nos importa para o Halvening, é a locomotiva “BLOCO ORIGEM”. Este bloco possui todas as informações e comandos da rede, é como se fosse o “DNA” da criptomoeda. Quando o Bitcoin foi criado lá em 2008, Satoshi Nakamoto criou algumas regras, como: só existirão apenas 21 milhões de Bitcoins e a cada 4 anos, o prêmio pela mineração será reduzido pela metade. “Nossa, Pedro, mas pra quê isso?”. Acalme-se, querido leitor, antes de prosseguir, você precisa entender onde a mineração se encaixa nisso.

O que é mineração de Bitcoins?
Os dados de uma Blockchain não se validam sozinhos! Quem é que você acha que faz este serviço? Eles mesmos: os mineradores!
O minerador é uma pessoa que possui recursos financeiros e conhecimento técnico para montar e configurar uma mineradora. A mineradora, por sua vez, é um supercomputador que através de inúmeros cálculos matemáticos, complexos e criptográficos, valida e registra as transações na Blockchain. E você trabalharia de graça? Não né! Os mineradores também não. Por isso, eles recebem como recompensa por esse serviço, as moedas/ tokens da rede que mineram. E é esta recompensa que será reduzida pela metade no Halvening.

Mas então o que é o Bitcoin Halvening
Quando o Bitcoin foi criado em 2008, a recompensa pela mineração era de 50 BTC. Já em 2012, a rede sofreu o primeiro The Halvening, caindo para 25 BTC de recompensa. E então em 2016, aconteceu de novo e desde então, ganha-se 12,5 BTC como pagamento pela mineração de cada novo bloco. E sim, é exatamente isso que você está pensando agora: em meados de 2020, ocorrerá um novo Halvening, onde o valor da recompensa será de apenas 6,25 BTC.

“Mas por que a cada 4 anos?” – Porque o Halvening ocorre, exatamente, a cada 210.000 blocos, que acontece geralmente a cada 4 anos até que 21 milhões de moedas sejam mineradas.
Para que serve o Bitcoin Halvening?
Sabe-se que o preço do Bitcoin se baseia na lei da Oferta e Demanda, então é esperado que a moeda seja valorizada. Isso se deve ao fato de que a criação de novas moedas será mais lenta e como a recompensa de mineração vai diminuindo com o passar dos anos, minerar se torna mais caro. Logo, existirão menos moedas disponíveis no mercado e mais pessoas querendo adquiri-las.
Explico isso de outra forma: pedras preciosas, tipo o Ouro. Afinal, não é à toa que o Bitcoin é chamado de “Ouro Digital” ou a Litecoin, de “prata digital”.
Se você é um investidor, já ouviu falar que o Ouro é um ótimo investimento, pois nunca desvaloriza. Por quê? Porque cada dia mais o Ouro é procurado e menos desse elemento é encontrado na natureza. E adivinha o nome de quem procura Ouro: mineiros, que mineram o Ouro! Tem tudo a ver, não é?

Dados interessantes
No momento em que escrevo este artigo, 16.850.726,50 BTC foram minerados. O limite máximo é de 21 milhões de Bitcoins;Faltam 1.524.288 Bitcoins para acontecer o próximo Halvening;Até o momento, faltam 121.943 blocos até o Halvening de 2020;O andamento do 3º Bitcoin Halvening está em 42%;Já foram encontrados 508.058 blocos na Blockchain do Bitcoin;Em média, a cada 10 minutos um novo bloco é minerado.
Como o The Halving pode interferir no valor da criptomoeda?
Vamos lembrar que o Halvening é totalmente previsível. Por isso, as exchanges já se preparam para o evento, aliás, todo mundo já se prapara para isso. O que eu quero dizer é que você não verá mudanças significativas em relação à preço no dia do The Bitcoin Halvening. Mas talvez… em alguns meses haja alguma mudança no preço.
Veja por exemplo o gráfico do preço do Bitcoin, em dólares, no primeiro Halving que ocorreu em Novembro de 2012:

É visível que no final de Janeiro ou início de Fevereiro de 2013, o preço começou a aumentar significativamente, ou seja, após 3 meses do Primeiro Halvening.
O segundo evento aconteceu em Julho de 2016 e uma situação semelhante aconteceu, só que só em meados de Março, onde o preço começou a dar uma levantada. Porém, só após 8 meses do Halvening.

E quando o The Bitcoin Halving acontecer em 2020? Você irá vender, comprar ou deixar tudo como está na sua vida de Bitcoins?
Mas se você quiser algo mais imediato, como tirar dúvidas, pedir opiniões e ficar por dentro de tudo o que está rolando sobre criptomoedas em geral e em tempo real, entre para o nosso grupo oficial do Telegram! Sempre estamos discutindo e aprendendo coisas novas sobre este mercado e você ainda pode – ou não – interagir com todos os membros do grupo. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

Please follow and like us:
error

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *